Quem somos

Descobre quem somos e o impacto que a nossa ação tem no mundo

HumanitAVE

A HumanitAVE – Associação de Emergência Humanitária foi constituída em 2016, com sede em Pedome, Vila Nova de Famalicão. Atualmente é reconhecida como ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, pessoa colectiva de utilidade pública, de acordo com o art. 12 da lei 66/98, de 14 de Outubro.

É uma associação sem fins lucrativos de carácter humanitário e social, criada com o intuito de valorizar e dinamizar a actividade social e humanitária no concelho de Vila Nova de Famalicão e Países Lusófonos.

Em Julho de 2015 e 2016, realizamos várias missões humanitárias na Guiné Bissau, no qual nos deparamos com uma triste realidade que só constata as fortes disparidades que caracterizam as condições humanas que o povo Guineense vive diariamente.
Perante esta desigualdade, não conseguimos ficar indiferentes e fomos à luta. Caracterizamo-nos por isso como um grupo de jovens empreendedores, resilientes, incapazes de ficar indiferentes a esta brutalidade e que acredita que é possível melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

Missão

A associação tem hoje como objectivos a promoção, execução e apoio a projectos, programas e acções de cariz social, educacional, económico e ambiental, em Portugal e países Lusófonos em vias de desenvolvimento.

Áreas como a educação, o apoio social, a saúde, a economia e a formação profissional são a nossa preocupação, sempre em vista a defesa pelos direitos humanos, a reinserção social e o combate à pobreza.

Qualquer que seja a raça, género, idade, nacionalidade, língua, política, religião, filosofia ou posição social, queremos que cada ser humano seja único, insubstituível e digno de atenção e carinho.

Queremos com isto promover um justo desenvolvimento humano, assente num desenvolvimento sustentável das nossas sociedades.
Queremos consciencializar e quiçá revolucionar o modo de vermos as comunidades mais carentes, também elas ricas em muitas áreas, mas que necessitam de serem impulsionadas e desenvolvidas.

Valores

Num mundo cada vez mais desigual, onde as disparidades económicas, sociais e culturais são gritantes, a ajuda humanitária espelha-se como uma das soluções no combate a estas diferenças.

Tentamos desenvolver relações amistosas entre os diversos parceiros de forma a atenuar estas dificuldades e o sofrimento no mundo, considerando sempre a integridade do ser humano o centro das nossas preocupações. Criar uma sociedade mais sustentável, mais harmoniosa, mais inclusiva, mais tolerante, menos indiferente, menos violenta.

Solidariedade, responsabilidade e compaixão são sentimentos essencialmente humanos e virtudes cívicas que assentam nas bases da HumanitAVE.

Áreas de atuação

Portugal
Guiné-Bissau
Líbano
Moçambique