País de execução: Guiné Bissau
Lugar de execução: MASSACUNDA – Setor de Bigene – Região de Cacheu
Período de execução: 2 meses desde o início da atividade
CONTEXTO NO SETOR EDUCATIVO:
A Guiné-Bissau enfrenta grandes desafios no sector da educação, ligados à pressão demográfica e ao contexto socioeconómico. Os recursos económicos internos do país são escassos, colocando o país numa situação de dependência externa. O setor de educação está subfinanciado, relativamente às necessidades efetivas, conseguindo, apenas, assegurar os salários dos professores e não permitindo qualquer outro investimento.
Outro fator a ser considerado neste setor é o encargo suportado pelas famílias de cada filho matriculado na escola, num contexto em que o Estado mal consegue suportar os custos salariais dos professores.
ZONA DE EXECUÇÃO DO PROJETO:
O setor de Bigene está localizado na região de Cacheu. É geograficamente, considerado dos maiores setores educativos do país, com numerosas escolas rurais no interior da floresta ou selva, o que dificulta o controle da gestão das escolas e a sua qualidade educativa.
Não há escolas em muitas das aldeias e, quando existem, são construídas com ramos de palmeira ou paredes de barro, que as torna escuras e inseguras. As mesas são feitas pela comunidade com paus e troncos e muitas vezes não têm quadro ou giz e o professor, se houver, costuma ser um filho da tabanca (aldeia) com um pouco de formação básica.
DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto enquadra-se num plano de desenvolvimento educativo que a ONGD – HumanitAVE Associação de Emergência Humanitária, em colaboração com a missão católica e instituições educativas responsáveis e outros financiadores, vem implementando na zona desde 2016. Nesse projeto, um dos pilares é criar vagas escolares através da construção e reabilitação da infraestruturas educativas e fornecimento do material básico necessário. Este projeto pretende continuar a fortalecer o sistema educativo, com especial incidência nas zonas rurais, através da criação de vagas escolares para alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo e da disponibilização de mobiliário básico para essas turmas. Desta forma, mais crianças terão acesso à educação e a rácio alunos/professores será reduzida nas aldeias contíguas, que atualmente atinge as turmas com mais de 50 alunos.
O edifício será intervencionado em :
- Reboco Geral
- Pintura Geral
- Portas
- Janelas
- Secretárias
A comunidade irá contribuir com a mão de obra e a construção das casas de banho.
Juntos por um mundo melhor.