2017-incendios_florestais

Emergência humanitária: incêndios florestais

Partilha
Facebook
Twitter
LinkedIn

INCÊNDIOS FLORESTAIS DE PEDROGÃO GRANDE

Figueiró dos Vinhos – Tondela 2017

Não é só nas áreas da saúde e educação que a HumanitAVE atua. Estamos atentos a todos os casos que, pelas suas fragilidades, possam e devam ser intervencionados.

Perante os acontecimentos trágicos dos incêndios florestais em Pedrogão Grande no dia 17 de Junho de 2017, a HumanitAVE não podia ficar indiferente e uniu-se a esta causa. Neste sentido, lançou de imediato um apelo à comunidade para levar a cabo uma recolha de material de forma a fazer chegar às zonas mais afetadas.

Ficamos de coração cheio pelos diversos donativos que nos foram chegando ao nosso armazém em Pedome, durante as primeiras horas do dia seguinte – Domingo.

O núcleo de escuteiros de Vila Nova de Famalicão associou-se ao apelo da HumanitAVE e poucas horas depois já tínhamos um camião articulado completamente cheio e pronto a sair de Vila Nova de Famalicão com direção à base logística de Leiria por indicação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Em Leiria descarregamos o nosso camião e preparamos três carrinhas para seguir para a Santa Casa da Misericórdia de Pedrogão Grande, onde ajudamos a equipa local a preparar diversos pequenos almoços para as pessoas desalojadas.

Nos dias seguintes a recolha de material continuou em função das necessidades apresentadas e regressamos na semana seguinte ao terreno para continuarmos a ajuda e de alguma forma colmatar o cansaço daqueles que têm sido incansáveis.

Apesar desta nossa ajuda não ter sido suficiente para responder a todas as necessidades, temos consciência que de alguma forma fizemos a diferença nestes dias difíceis. É esta certeza e estes pequenos gestos que nos fazem continuar em busca de um mundo melhor.

Entretanto, continuamos a fazer o seguimento deste projeto e em Dezembro regressamos a Tondela, acompanhados por um grupo de escuteiros de Ribeirão. Desta forma, conseguimos fazer um acompanhamento no terreno das maiores necessidades e tomamos medidas para que as mesmas sejam supridas.

Não existe outro caminho para a felicidade senão aquele que nos leva a fazer os outros felizes. Por vezes, um caminho árduo e tortuoso, mas que se supera pelo sorriso de gratidão que recebemos.

É nesta linha de pensamento que a HumanitAVE quer enaltecer o seu manifesto carinho e agradecimento ao AGRUPAMENTO 1374 de Ribeirão que tem convergido em todos os nossos ideais, bem como tem demonstrado, na figura de cada escuteiro, um amigo de caminhada. Sentir a vossa presença é sentir o valor de missão, é ter a certeza de que juntos conseguimos fazer a diferença!

Obrigado!