A HumanitAVE, atua na Guiné-Bissau, na área da educação, mais especificamente na Formação e Capacitação de Docentes, desde 2017.
No ano de 2017, uma equipa de professores deslocou-se até à vila de Ingoré, na região de Cacheu, para dar a primeira formação de português aos docentes da mesma e fazer o levantamento de necessidades nesta área.
Passados dois anos, em 2019, volta um grupo de professores, desta vez na área do Português e também na área da Matemática, para formar professores nas áreas de ensino Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Esta segunda intervenção deu-se também no sector de Bigene, na região de Cacheu, na própria vila de Bigene.
Já em 2021, a HumanitAVE é convidada pela Diocese da Missão Católica da Guiné para dar formação aos professores a nível nacional. Diretores de cada escola são chamados para fazer a formação e têm como objetivo final passar todas as aprendizagens aos docentes de cada uma das suas escolas. Esta operação contou com formadores na área de Pré-Escolar, Primeiro e Segundo Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Português, Matemática e Geografia, e formação para Professores Bibliotecários.
O Projeto IN SCOLA nasce então com o principal objetivo de formar e capacitar docentes da Guiné-Bissau. O projeto focar-se-á na vila de Bigene, no setor de Cacheu, e tende todos os anos a dar continuidade à formação, já iniciada em 2019, para que estes docentes consigam construir uma bagagem de aprendizagens para transmitirem aos seus alunos.
Este projeto é, sem dúvida, o projeto mais enriquecedor para a população da Guiné. Sem educação não há possibilidade de evoluirmos outras áreas, sem saber ler e escrever na língua materna – português – não se conseguirá atingir objetivos de evolução e todos os materiais angariados aqui em Portugal serão inúteis.
Os docentes da Guiné têm muita vontade de aprender cada vez mais e saber ensinar bem para que as crianças tenham um bom futuro. Afinal, como em todo lado, o futuro está nas mãos das crianças e quando há uma boa educação, só poderá haver um mundo melhor.
Com isto, o Projeto IN SCOLA pretende, a curto/médio prazo:
– Capacitar com novas competências o máximo de professores da região de Bigene;
– Criar uma biblioteca escolar em cada escola, seja católica ou de tabanca, para que tenham materiais necessários para criarem as suas planificações de aulas e permitir o desenvolvimento de conhecimentos por parte de professores e alunos;
– Auxiliar os professores nas dúvidas que têm, mesmo à distância, através de grupos direcionados a esse fim;
– Melhorar as condições das escolas comunitárias, criando espaços apropriados para as aulas decorrerem em normal funcionamento;
Materiais necessários:
– Lápis
– Borrachas
– Afias
– Canetas
– Marcadores
– Lápis de Cores
– Tesouras
– Colas
– Lápis de Cera
– Cadernos Pautados;
– Cadernos Quadriculados;
– Livros de contos infantis;
P.S – Não são aceites manuais escolares; os materiais doados devem estar em boas condições de utilização.
Foto Galeria:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4187136914727182&type=3