2018-livro-solidario

Lançamento de livro solidário

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Reconstrução da Escola de Pundam

Através do projeto solidário (Re)Contando, Histórias da Lusofonia, foi-nos possível reconstruir uma escola de Pundam. 

A Iniciativa juntou mais de 115 escritores e ilustradores. 

O projeto (Re)Contando – 100% Solidário da autoria da Drª Carla Monteiro foi lançado no dia 28 de Abril de 2018 com a obra literária intitulada “(Re)Contando Histórias da Lusofonia”, uma coletânea de histórias e contos “oferecidos” generosamente por 115 pessoas, entre escritores e ilustradores.

O objetivo foi desde sempre a venda de cerca de 1000 exemplares para assegurar a reconstrução de uma escola em Pundam, na Guiné-Bissau.

Felizmente, ao final de algum tempo, o objetivo estava superado graças ao empenho de todos os envolvidos neste projeto, desde a sua mentora a escritores, ilustradores, juntas de freguesia, voluntários e amigos da HumanitAVE. Durante meses fizemos a apresentação do livro e de todo o projeto em diversos espaços e redes sociais. 

A obra, que tem a chancela e publicação solidária da Chiado Books, contou com os apoios da Comissão Nacional da Unesco-Portugal e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e tem como destinatária a HumanitAVE-Associação de Emergência Humanitária, tendo em vista a angariação de fundos para a reconstrução de uma escola na Guiné-Bissau.

Pundam, é uma povoação onde existe uma camada infantil e jovem significativa. A maior parte dos habitantes da povoação comunicam através de um idioma próprio, uma mistura de crioulo com o Português, pois têm pouco conhecimento da Língua Portuguesa. Pundam está situado a 10km da estrada principal que liga as principais povoações próximas. Os caminhos são em terra batida, pouco conservados e degradados pela natureza, como resultado das enxurradas. Muitas vezes ficam intransitáveis, consequência das chuvas fortes que se fazem sentir nestas áreas.

O desconhecimento da língua portuguesa acaba por acentuar as dificuldades da educação e desenvolvimento dos povoados, regiões e também do próprio país. As crianças, poucas, que chegam ao Ensino Básico acabam por abandonar a escola, porque não conhecem outro idioma além do “tribal” e não compreendem o Português. Neste cenário, é pouco provável que se consiga alguma evolução sem apoio externo, o que se traduzirá num aumento do abandono escolar.

A reabilitação destas unidades escolares é pois urgente.

A construção de uma nova escola, com duas classes, irá baixar significativamente o número de alunos por classe, dando segurança e dignidade à educação. Ao desenvolvermos uma classe pré-escolar, conseguimos estimular as crianças para o restante percurso escolar e potenciar a comunicação através da língua portuguesa.

Esta aldeia perante as nossas abordagens tem evidenciado recetividade e reconhecimento do nosso trabalho, demonstrando envolvimento direto com projectos de suporte e poio, nomeadamente em termos de saúde, agricultura, educação e cooperação intracomunitária. Por outro lado, o número de mulheres ativas no desenvolvimento de projectos tem vindo a aumentar, o que contribui para uma maior coesão e êxito em qualquer projeto nestas comunidades.

O que se conseguiu com a reconstrução da Escola de Pundam:

  • Melhoria das condições educativas na aldeia de Pundam, situada na zona rural da região de Cacheu. Na verdade, o apoio governamental local no setor educativo é escasso. As infraestruturas e a qualidade da educação é muito débil. Em Pundam este trabalho tem sido desenvolvido pela própria comunidade, no entanto precisa de suporte, em termos de qualidade e segurança;
  • Reabilitação e reconstrução da escola principal, sendo que esta se encontrava em avançado estado de degradação;
  • ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO DE GÉNEROS;
  • Criação de duas novas salas de aula, com reabilitação das já existentes;
  • Criação de novas turmas de alunos e desenvolvimento da classe pré-escolar. 

Números:

Considerando somente a aldeia:

  • 397 crianças (do 1º ao 6º ano escolar),
  • 2 salas de aula, dividem-se em 4 classes por turnos