Capa- 1

Projeto Go ON – Fisioterapia

Partilha
Facebook
Twitter
LinkedIn

Em agosto de 2021 demos início a mais um projeto, desta vez no âmbito da Fisioterapia. A nossa intervenção teve início através da colaboração com o Centro de Reabilitação Motora Dr. Ernesto Moreira, o único centro que presta cuidados de reabilitação na Guiné-Bissau.

As necessidades evidenciadas pelo centro foram desde sempre o foco do nosso projeto, nomeadamente em termos de formação/capacitação dos seus profissionais. Com base nestas necessidades, para além de todo o suporte prestado em termos materiais, elaboramos um projeto de formação que acreditamos ser, sem dúvida, uma mais valia para todos os que prestam serviço no centro. Aumentando os seus conhecimentos e as suas capacidades de avaliação e de tratamento, conseguiremos também melhorar a qualidade dos cuidados prestados na área da reabilitação, que, como muitas outras, é tão deficitária neste país.

Sendo este projeto de formação constituído por quatro módulos, estamos atualmente a meio do percurso, sendo que, os dois primeiros módulos foram já administrados no ano de 2022, nas missões realizadas em abril e novembro.

Prevemos a curto prazo terminar o projeto de formação (ainda este ano) e, é com grande satisfação que contaremos com a certificação do mesmo pela Escola Nacional de Saúde da Guiné-Bissau, o que por si só constitui uma valorização e reconhecimento tremendos para todos os formandos.

Além desta valorização, consideramos que este foi também um alerta para a necessidade urgente de aumentar a capacidade dos cuidados de reabilitação no país, uma vez que, cada vez mais pessoas têm conhecimento e recorrem a este tipo de serviços, sendo estes muitos vezes escassos para a procura que têm.

Para além de dar apoio a utentes vindos de todas as regiões do país, o centro presta também serviços a utentes oriundos de países vizinhos como Senegal, Guiné-Conakry e Gambia. É o único centro no país que trata doentes com paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (AVC) e vítimas de minas. Além de prestar serviços de reabilitação, produz também próteses, ortóteses, auxiliares de marcha e outros equipamentos ortopédicos, tornando-se numa instituição de referência no setor da saúde. Fica situado no bairro de Quélelé (Bissau) e foi fundado em 1981. Em 1998/99 foi destruído durante o conflito político tendo sido reconstruído novamente em 2009/2010 e, inaugurado a 25 Março de 2011.

O trabalho, a resiliência, a dedicação e a vontade de aprender destes profissionais, é para nós, desde sempre, um motivo de orgulho e admiração. E é também por eles que, a cada missão, trazemos um coração cheio daquilo que chamamos CASA!

Posto isto, o Projeto Go ON visa, a curto/médio prazo:

  Álbum de fotos:

👉https://www.facebook.com/media/set/?vanity=HumanitAVE&set=a.4160869174020623

👉 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.4588253454615524&type=3

Junte-se a nós e faça também parte deste projeto. Ajude-nos a construir um mundo melhor!