Capa- 1

Projeto Go ON – Fisioterapia

Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

No passado mês de agosto regressamos à Guiné-Bissau e demos inicio a mais um projeto, desta vez no âmbito da Fisioterapia. Tínhamos como missão observar o funcionamento do Centro de Reabilitação Motora Dr. Ernesto Moreira e perceber quais as suas necessidades, bem como dar formação/capacitação aos Fisioterapeutas e Técnicos que trabalham na unidade.      

Este centro fica situado no bairro de Quélelé (Bissau) e foi fundado em 1981. Em 1998/99 foi destruído durante o conflito político tendo sido reconstruído novamente em 2009/2010 e,  inaugurado a 25 Março de 2011.

O centro dá apoio a diferentes utentes vindos de todas as regiões do país e alguns oriundos de países vizinhos como Senegal, Guiné-Conakry e Gambia.

É o único centro no país que trata doentes com paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (AVC) e vítimas de minas. Presta serviços de reabilitação e, produz  próteses, ortóteses, auxiliares de marcha e outros equipamentos ortopédicos, tornando-se numa instituição de referência no setor da saúde. Diariamente realiza cerca de 85 atos terapêuticos.

Posto isto, o Projeto Go ON visa, a curto/médio prazo:

– Dar continuidade à formação de fisioterapeutas e técnicos do CRM nas várias áreas de intervenção da Fisioterapia (Musculo-esquelética, Cardiorrespiratória, Saúde da Mulher, Pediatria e Neurologia), presencialmente e online;

– Criar uma biblioteca no CRM com livros/artigos e material de apoio/suporte para que possam ser consultados sempre que necessário;

– Melhorar as condições da sala de pediatria de forma a criar um ambiente adequado ao tratamento das crianças;

– Auxiliar os tratamentos do Método Ponseti capacitando o CRM com  os consumíveis necessários para a realização de gessos;

– Capacitar a unidade com os consumíveis necessários ao dia-a-dia do centro, como material de desinfeção, material de pensos, material para realização de ligaduras funcionais, etc.            

Álbum de fotos 👇https://www.facebook.com/media/set/?vanity=HumanitAVE&set=a.4160869174020623

Material necessário:

  1. Gessos
  2. Tesouras para retirar gesso
  3. Cremes de massagem
  4. Material de desinfeção
  5. Material de pensos
  6. Soro fisiológico (unidoses)
  7. Mascaras
  8. Luvas
  9. Almofadas compressivas
  10. Tape
  11. Pré-tape
  12. Ligaduras elásticas adesivas
  13. Bisturis
  14. Lidocaína
  15. Tapete puzzle de borracha (pediatria)
  16. Brinquedos (pediatria)

Junte-se a nós e faça também parte deste projeto. Ajude-nos a construir um mundo melhor!