25

Reabilitação das Unidades Básicas de Saúde | Bigene | Guiné-Bissau

Partilha
Facebook
Twitter
LinkedIn

Projeto + Saudi

País de execução: Guiné Bissau

Lugar de execução: Setor de Bigene – Região de Cacheu

Período de execução: 1 ano desde o início da atividade

CONTEXTO NO SETOR DA SAÚDE

Os indicadores de saúde da Guiné-Bissau estão entre os mais deteriorados da África Subsariana. A esperança média de vida é de 58 anos, a mortalidade neonatal é de 36/1000 nados vivos e a mortalidade materna situa-se nos 900/100 000 nados vivos, uma das mais altas do mundo.

O setor da saúde na Guiné-Bissau encontra muitos desafios presentemente, com o subfinanciamento das estruturas de saúde, a maioria contruída na época colonial, sem reabilitação posterior. A par desta realidade, o investimento na formação e contratação de recursos humanos é reduzido, tornando o acesso aos cuidados de saúde muito difícil.

Sendo a região de Bigene rural e sendo o sistema de saúde pouco acessível, estão reunidas as condições ideais para que a população mantenha suporte nas crenças e costumes sobrenaturais, o que leva muitas vezes a mortes prematuras, diagnósticos difíceis e tardios.

ZONA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

O setor de Bigene situa-se no norte da Guiné-Bissau, na região de Cacheu, fazendo fronteira com o Senegal. Localiza-se a 112 quilómetros de distância da capital Bissau, contanto com mais de 20.000 habitantes. Possui uma população muito pobre economicamente, que vive da comercialização de castanha de caju que é uma atividade sazonal.

Esta região possui 21 áreas sanitárias, cada uma delas conta com um agente de saúde comunitária, que trabalha em conjunto com o centro de saúde, que sendo do tipo C não tem capacidade para internamento. Em 10 destas áreas existem unidades básicas de saúde comunitária que são usadas pelos agentes de saúde comunitária para prestar cuidados de saúde básicos e servem de suporte para os profissionais de saúde fazerem consultas de saúde materna e vacinação quando se deslocam às regiões do interior e mais afastadas da cidade.

Sete destas unidades de saúde básicas estão atualmente em avançado estado de degradação e as restantes 3 necessitam de ser reativadas, mantendo a estrutura capaz de atividade. Esta associação acredita que a sua reativação vai dar um contributo importante para aproximar a população dos cuidados de saúde e, assim, melhorar a sua condição de saúde.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto enquadra-se num plano de desenvolvimento na área da saúde que a ONGD – HumanitAVE Associação de Emergência Humanitária, em colaboração com a missão católica, as instituições de saúde locais e outros financiadores, vem implementando na zona desde 2021.

Nesse projeto, o objetivo fundamental é levar a saúde às populações mais rurais e assim melhorar a confiança das populações no sistema de saúde. Este projeto é complementado com outro projeto desta associação, denominado “Projeto + Saudi”, cujo objetivo é capacitar os profissionais de saúde e agentes de saúde locais de Bigene.

1ª fase

Pretendemos reabilitar a unidade básica de saúde localizada na tabanca de Samodje, que supre a população de 2 áreas sanitárias (Samodje 1 e Samodje 2).

Este edifício necessita da requalificação das paredes, portas e janelas e dotação de mobiliário e material necessário para a atividade assistencial. Contará com o contributo da comunidade de Samodje, nomeadamente na mão de obra.

Pretendemos assim possibilitar a prestação de cuidados básicos a toda a população, abranger a vacinação de cerca de 2 centenas de crianças e acompanhar as grávidas de forma mais frequente, já que a distancia à cidade impossibilita muitas delas de terem uma vigilância da gravidez minimamente aceitável.

2ª fase

Reativação das unidades básicas de Facan, Fareia e Tabadjam. Estas unidades básicas de saúde encontram-se em aceitável estado de conservação. Desta forma, necessitam de mobiliário e material médico para reiniciarem a atividade assistencial.

3ª fase

Reabilitação das restantes unidades de saúde:

Buborim, Faradjanto, Malbuloto, Mansalia, Sambuia e Sindina.

“Juntos Por Um Mundo Melhor